Olá,
muitos alunos pedem
sugestões de livros e outros materiais. Vou dar a minha opinião como estudioso
da língua, professor e profissional na área de alemão. Mas de certa forma, é só
a minha opinião. Fiquem à vontade para compartilhar as suas experiências com os livros aqui mencionados, mesmo que seja totalmente diferente da minha opinião.
Esse tópico vai ser
constantemente atualizado e eu aceito sugestões de livros a serem postados
aqui.
A livraria no Brasil
que eu indico é a LIVRARIA CULTURA.. quando estou no Brasil sempre compro os
livros lá, eles têm as melhores condições de preços e pagamentos. Sempre comprei
pela Internet no site da Cultura e nunca tive problema. Os livros sempre
chegaram rapidinho.
http://www.livrariacultura.com.br/
1 : Gramática
Michaelis - Preço R$ 38,00
Os preços aqui citados podem ter mudado.
Os preços aqui citados podem ter mudado.
Pontos Positivos:
escrita em português. Tem traduções. No fim do livro, tem uma tabela de
"falsos amigos" em português x alemão que nunca vi em livro nenhum.
Estruturada de forma parecida a uma gramática tradicional do português, dando
uma orientação para o aluno. É escrita da maneira simples, com exemplos fáceis
de se compreender.
Pontos Negativos:
Preço. Estou fora do Brasil desde 2008 e por isso o preço me assutou. Ela
custava em 2007/2008 em torno de 20 Reais. Ela agora está custando 38. Então
não sei se é a inflação ou o nosso dinheiro que não vale mais nada. Achei cara, mas estou por fora dos preços do Brasil.
Além disso, faltam exercícios.
Como você vai checar se realmente entendeu as explicações sem exercícios?
Bem resumida e poucos
exemplos... alunos que precisam de explicações detalhadas vão sentir falta de
mais explicações, pois ela é uma gramática prática e de bolso.Tem 302 páginas
só que do tamanho de um dicionário (11 x 15cm), ou seja, é tudo bem resumido.
CONSELHO FINAL
Eu não compraria
Motivo: falta de exercícios. Uma gramática sem exercícios deixa uma lacuna
muito grande no aprendizado. Mas se você quiser ter
uma gramática de bolso e deixá-la sempre na bolsa/mochila para uma consulta
rápida, vale a pena. Você pode comprá-la aqui. Se algum amigo seu tiver, vale a pena dar uma olhadinha nas tabelas do final da gramática.
2 - "Gramática Alemã" do
Herbet Andreas Welker
Pontos Positivos:
escrita em português. Todos os exemplos são dados em alemão e traduzidos para o
português. A gramática é bem completa e cheia de exemplos. Ele tem uma boa
seção de fonética. Um das maiores vantagens são as inúmeras listas de tudo que
se possa imaginar ao lado da tradução em português. Boas listas se encontram em
diversas gramáticas produzidas na Alemanha, mas só na do Welker temos boas
lista com a tradução.
Pontos Negativos: Não
é uma gramática didática. Ou seja, quem estiver procurando uma gramática para
aprender gramática alemã de forma sistemática, FUJA! Essa é uma gramática para
consulta... ou seja, se você estiver com uma dúvida sobre a diferença entre
WENN e ALS, lá você não encontra. Você tem que ler a seção com todas as
conjunções subordinativas e coordenativas e tentar por si entender a diferença.
Se a dúvida for no uso de determinada preposição.. também lá você encontra cada
preposição com vários e vários exemplos do seu uso, mas não há nenhuma parte
didatizada mostrando os casos que geram dúvida. É uma gramática de CONSULTA e
não pra ler de cabo a rabo pra aprender gramática.
Além disso, faltam
exercícios.
O preço também é bem
salgado, mas eu acho a acho bem mais completa que a do Michaelis sem dúvida.
CONSIDERACOES FINAIS.. COMPRO OU NAO COMPRO?
Sim, se você estiver aprendendo alemão para dar aula, se você for aluno de Germanística (Letras) e quiser uma gramática para consulta escrita em português.
Não, se você for apenas uma pessoa comum tentando achar uma gramática didática para tirar suas dúvidas de língua alemã, sobre uso de determinadas palavras ou formação de frases etc. pois ela não é didática.
P.S. Me parece que esta gramática não é mais fabricada. Portanto, tem que procurar em sebos ou ter sorte em alguma livraria.
3 - Gramática Essencial do Alemão de Monika Reimann
Várias pessoas pediram para eu fazer uma pequena resenha desta gramática. Esta gramática é uma tradução para o português do original em alemão . O nome original da Gramática é “Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache” e foi publicada pela Editora Hueber. Eu estou apenas com o original em alemão em mãos, de forma que eu não tenho muito comentários sobre a versão portuguesa. Mas se eu não me engano, a última vez que eu vi tradução portuguesa no Brasil, eu percebi que era traduzida em português europeu e não em português brasileiro, o que a meu ver dificulta para muitas pessoas. Não há de se esperar que todo brasileiro entenda o português europeu, pois até mesmo algumas nomenclaturas gramaticais usadas podem diferir daquilo com o qual o brasileiro já está acostumado. Mas se já houve no mercado uma tradução para o português brasileiro, eu retiro o que eu disse.
É uma gramática de CONSULTA e de EXERCÍCIOS. De consulta, pois ela não é sistemática e gradual. Ou seja, se você é um aluno iniciante e quer apenas entender o uso do verbo SEIN e HABEN e abre no primeiro capítulo do livro, você já dá de cara com a explicação de SEIN, HABEN e WERDEN em todos os tempos verbais e em todos os seus usos. Isso de maneira bem resumida. Ou seja, não aconselho para alunos muito iniciantes, pois já no primeiro capítulo os exercícios já misturam PRESENTE e PASSADO. O próprio livro deixa claro que é uma gramática com explicações para o Zertifikat Deutsch, ou seja, quem já está se preparando para a prova e já tem conhecimento de alemão.
PONTOS POSITIVOS: É uma gramática simples, com explicações curtas e exercícios. As explicações são, de fato, bem simplificadas para que o aluno tenha uma visão rápida de como a língua alemã é estruturada. Há várias tabelas tanto de conjugação quanto de declinação. A maioria dos alunos gosta dessa gramática justamente pelas explicações bem curtas. Há diversos exercícios. Há várias tabelas.
PONTOS NEGATIVOS: Não vem com as respostas dos exercícios (pelo menos no exemplar que eu tenho em mãos). Talvez a pessoa tenha que comprar as respostas num livro à parte. O preço é bem salgado (99 Reais). Aqui na Alemanha ela custa € 23,50. A maioria dos exercícios são mesmo pra TREINAR e não tem nenhuma função comunicativa nem contexto. Por exemplo, há um exercício com uma lista de 25 verbos no particípio passado e é pedido que se coloque o infinitivo. Não há contexto, os verbos não estão inseridos em nenhuma oração, não há diálogo nenhum etc. Mesmo para os exercícios com orações completas, há alguns em que uma oração não tem nada a ver com a seguinte. Mas pra quem gosta de aprender gramática mesmo só para TREINAR e MEMORIZAR formas, acho que os exercícios são bons.
CONSIDERACOES FINAIS!
Eu acho o preço dela muito salgado para o que ela oferece. É um livro relativamente fino e pequeno (das páginas do livro aberto só são um pouco maior do que uma folha A4). Eu acho que o livro só serve se a pessoa já aprendeu a gramática no curso e quer apenas treinar com mais exercícios e ter um livro que tenha todas as explicações de maneira CURTA, TABELADA com regrinhas bem curtas e direcionadas. Mas definitivamente não é um livro para se APROFUNDAR na gramática e nem é um livro para iniciantes.
Você pode comprá-la aqui (no Brasil) ou aqui (na Europa). A versão completa em alemão é mais fácil de ser encontrada.
4 - Alemão Urgente para brasileiros
Sei que pega supermal falar mal do trabalho dos colegas, mas nem vou fazer uma análise completa deste livro. Eu NAO o recomendo de forma alguma. É um livro que faz com que vários brasileiros o comprem só pelo título, na esperança de "aprender" alemão em poucas páginas.
O ponto que mais me decepcionou neste livro é a ideia de que trocar os termos gramaticais por desenhos ajudariam os aprendizes de alguma forma. Um substantivo é representado por um retângulo, um verbo por uma círculo oval, um prefixo verbal por uma lua, um advérbio por um triângulo e por aí vai. Em vez de procurar o capítulo dos verbos, você terá que procurar o capítulos dos círculos. As regras são ditas mais ou menos assim:
"No caso de CÍRCULO PRETO + CÍRCULO BRANCO e de LUA + CÍRCULO BRANCO , o elemento conjugado vai aparecer abrindo o CAMPO PRINCIPAL e os demais aparecerão no final da oração, afastando-se assim de CÍRCULO BRANCO (ao contrário do português)."
Reconheceram do que ela está falando??! Isso tudo é só pra dizer que o verbo modal leva os outros verbos para o fim da oração.
Eu me pergunto: quem será que teve esta ideia para um livro feiro para brasileiros?!?! Brasileiros, por mais que não gostem de gramática, têm aulas de gramática a VIDA INTEIRA na escola, desde o jardim de infância até o terceiro ano do ensino médio. Não utilizar este pré-conhecimento num livro feito para brasileiros é como inventar de novo a roda. E o que adianta aprender mil regras de figuras geométricas se o aluno não encontrará essas figuras geométricas em livro nenhum? Os alunos não precisam ser expert em gramática para saber falar alemão, mas também não precisam dar novos nomes às mesmas coisas. Chamar um verbo de CÍRCULO é apenas dar um outro nome a algo que já tem nome.
Pra mim este já um motivo suficiente para todos vocês FUGIREM deste livro. Nem vou indicar onde comprar, né? :-)
5 - Klipp und Klar - Grundstufe (até B1) (post atualizado em 20/10/2012)
Essa gramática foi minha grande companheira de estudos na época em que eu estava no Brasil aprendendo alemão. Lembre-se: é uma gramática, não é um curso. Ou seja, requer um conhecimento prévio de vocabulário. Não foi feita pra aprender alemão do zero. Sem vocabulário não há como fazer nada nela, muito menos entender os exercícios.
PONTOS POSITIVOS:
A grande sacada dela é que ela é uma gramática DIDÁTICA, ou seja, é feita pra ir treinando e aprendendo gramática passo a passo, diferente de outras gramáticas que querem mais é mostrar como a língua funciona sem levar em conta a parte didática.
Ela usa o princípio das duas páginas como a famosa "English Grammar in Use" (do inglês) ou da "Grammaire Progressive du Français" (do francês). Ou seja, na página da esquerda você encontra as explicações com exemplos e na página da direita você tem os exercícios.
Essa gramática já tem várias edições, mas não há muita diferença entre elas. O bom é que ela já vem com respostas, ou seja, é ótima para estudo autodidata. Recentemente foi lançada também uma edição para nível intermediário (B2/C1) - que eu não vi ainda, portanto, minha resenha só diz respeito à edição de nível básico.
Vale a pena mencionar que conheço um dos autores dela. Foi meu professor/orientador do Mestrado em Língua Alemã na Universidade de Leipzig.
And last but not least, ela tem ótimas tabelas e listas no fim do livro!!!
PONTOS NEGATIVOS:
A gramática é completamente em alemão. Isso não é negativo, mas alguns brasileiros perdidos e desesperados pra encontrar uma gramática pra iniciantes podem ficar sem entender nada. Apesar de as explicações serem em alemão, é tudo feito de forma bem simples, com gráficos e desenhos, que ajudam a compreender bem o que é ensinado. Me parece que já existe uma edição em inglês, mas é difícil de encontrar.
CONSELHO FINAL:
Sempre recomendo esta gramática a todo mundo, pois ela também me acompanhou nos estudos e contém tudo o que me agrada numa gramática: didática e exercícios. As tabelas e listas no fim do livro me ajudaram imensamente a memorizar por ex. regência verbal. Tentem comprar a edição COM respostas.
Para comprá-la no Brasil, clique aqui. Para comprá-la na Europa, clique aqui.
6 - Dreyer und Schmitt - die neue Gelbe (post atualizado em 20/10/2012)
A gramática da capa amarela - die neue Gelbe - tem um nome bem comprido. Ela se chama, de fato, "Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik". Na verdade, ela já teve várias edições. Começou com "die Gelbe", mudou para "die neue Gelbe" e agora é chamada de "die Gelbe aktuell". O melhor é sempre comprar as edições mais recentes, mas a "die neue Gelbe" também é boa. Na faculdade a gente a chamava de Dreyer/Schmitt (em menção aos autores).
Esta foi a primeira gramática alemã que eu comprei no Brasil. Lembro que ela custou 125 Reais na época (hoje em dia custa menos, já que o Euro desvalorizou bastante).
PONTOS POSITIVOS
A gramática Dreyer und Schmitt é boa pois ela é muito completa. Ela explica de forma muito exata as regras de funcionamento da língua alemã. Muitas das coisas que ensino, aprendi com este livro. Além disso, é uma gramática de referência no ensino de língua alemã (ou seja, todo mundo ouve falar dela mais cedo ou mais tarde).
É uma gramática didática e com exercícios. As respostas dos exercícios podem sem compradas separadamente (ou seja, pode ser usada para o estudo autodidata). Há muitos exercícios que não são compostos apenas de frases soltas sem conexão uma com a outra, mas com textos e/ou parágrafos sobre um determinado tema.
Outro ponto positivo é que existem versões dela em vários idiomas e são bem fáceis de encontrar. Já vi em russo, inglês, espanhol, polonês etc. (Mas nunca vi em português).
PONTOS NEGATIVOS
A própria gramática diz claramente qual é o seu público "obere Grundstufe e Mittelstufe". Ou seja, é uma gramática para o fim do nível básico e para nível intermediário. Ou seja, no mínimo para nível B1. (Olhe lá, no mínimo!) Ou seja, em Fortaleza, quase não havia alunos de nível B1 (hoje em dia há cursos de Mittelstufe na Casa de Cultura, mas no meu tempo não havia). Só uma minoria chegava a terminar o nível básico. Ou seja, os professores bem que tentavam usar essa gramática, mas os alunos SEMPRE achavam difícil.
Os exercícios raramente têm vocabulário simples. Quase sempre têm um vocabulário de nível intermediário/avançado. Eles usam muitos textos sobre diversos temas nos exercícios. Mesmo quando os temas gramaticais eram para alunos de nível básico, os alunos penavam bastante para fazer os exercícios, porque não entendiam o vocabulário.
O que eu quero dizer é: a gramática é ÓTIMA, MARAVILHOSA, mas não é boa para alunos com vocabulário ainda muito deficiente ou um nível de alemão baixo. Alunos de A1-A2, fujam dela! Aconselho-a somente para quem já está terminando o B1 (como os próprios autores dizem na contracapa) e querem consolidar a gramática já aprendida.
Mesmo para os que pensam em comprar a versão em inglês/espanhol, esteja ciente de que apenas as explicações estão traduzidas. Os exercícios e os exemplos continuam em alemão obviamente.
CONSELHO FINAL:
Vale a pena comprar? Claro!!! Se você tiver um bom nível de alemão ela é excelente! Mas se você ainda está dando seus primeiros passos no idioma, não vale a pena comprar. Prefira a Klipp und Klar.
Para comprá-la, clique aqui (no Brasil) ou aqui (na Europa). As respostas dos exercícios você tem que comprar separado (aqui - no Brasil ou aqui - na Europa).
#############################
Para mais dicas de livros, clique nos seguintes links:
Livros para aumentar vocabulário
Livros e dicionários em geral
Um livro que ensine o alemão desde o bê-a-bá em português. Ler a pergunta 3 aqui.
Mande sua sugestão de livro e eu escreverei minha opinião assim que for possível.
Fiquem à vontade para compartilhar as suas experiências com os livros aqui mencionados, mesmo que sejam totalmente diferentes da minha opinião.