13 de junho de 2015

italki Challenge (Parte 1)

Olá, gente,

estou participando pela primeira vez de um desafio para estudar línguas proposto por um site. O desafio do site italki (você pode ler mais aqui).

Bonjour, je m'appelle Fábio.
O desafio consiste em fazer 12 horas de aula de qualquer língua através do site italki durante o mês de junho. Eu dormi no ponto e comecei a fazer as aulas só esse fim de semana. Mas já tive a primeira aula e amanhã vou ter a segunda e já tenho todas as outras aulas marcadas até o fim do mês (então acho que vai dar certo).

O meu objetivo com o desafio é testar as aulas por Skype (eu já dei aula por Skype, mas nunca experimentei isso sob a perspectiva do aluno). Infelizmente não estou fazendo aulas de alemão (acho que vocês imaginam o porquê).

Eu decidi dividir as minhas 12 aulas em duas partes.

Parte I - melhorar uma língua que eu não fale ainda fluente, mas que na qual eu já consiga conversar com certa dificuldade/facilidade. A língua escolhida foi francês. Meu nível está estagnado no B2. Marquei 5 aulas de francês (de 60 minutos cada)

Γεια σου, με λέμε Φάμπιο. 
Parte II - aprender uma nova língua para testar o quanto dá para aprender com 7 aulas (de 60 minutos cada) de uma língua que eu não falo (praticamente nada) e com a qual não tenho/tive (quase) nenhum contato. A língua escolhida foi grego moderno. Eu sei o alfabeto grego e dei uma olhadinha rápida nuns livros de grego recentemente antes de me decidir.

Hoje eu tive a primeira aula de francês e tive uns problemas com a aula de grego, a gente acabou mudando o dia da aula. Mas de qualquer forma, eu marquei já as doze aulas para não perder o desafio.

Na primeira aula de francês com o professor Mr. Coffee nós só conversamos sobre mim, sobre coisas que gosto de fazer e também fiz perguntas para ele. Foi um meio de ele ver qual o meu nível de francês e se preparar para as próximas aulas (a próxima aula é amanhã). As correções ele fazia às vezes de forma oral e às vezes de forma escrita (no chat do Skype). Além disso, ele ficou de enviar um arquivo com os erros e possíveis correções. Achei essa uma forma legal de revisar o que se aprendeu durante a aula. Como falei, meu objetivo não é aprender algo da gramática e sim praticar a conversação.

Uma das coisas mais legais do italki foi que em poucas horas já havia gente querendo praticar idiomas comigo. Fiquei lá uma hora on-line e já recebi mensagens de pessoas querendo aprender português e dispostas a praticar o idioma delas gratuitamente. Para todo mundo que reclama que não consegue achar ninguém para praticar alemão, pode ser uma mão na roda.

O meu objetivo no estudo do grego é ser capaz de manter um small talk sobre mim e o meu dia. Não sei se vai dar certo, mas o objetivo é esse. Mas por que grego? Bem, podia ser qualquer língua, na verdade. Eu queria uma língua sobre a qual eu não sei (quase) nada para ter a experiência de aprendê-la do "zero". Grego também tem fama de ser uma língua difícil. Alemão também. Adoro desafios. Pode ser que depois eu abandone a ideia, mas por enquanto é isso... Esse deveria ser o objetivo de todo mundo que estuda um idioma para falá-lo... não é aprender o máximo de gramática, mas conversar. Pois bem, vamos ver se depois de 7 horas de aula eu já vou ser capaz de manter uma conversa básica. Será? A propósito, eu já sei o alfabeto grego. Eu marquei aulas com dois professores diferentes. Vamos ver se isso também influencia no meu aprendizado.

Mas o que isso tem a ver com alemão?
Ao fim do desafio, vou contar o que deu certo, o que não deu certo e como vocês também podem usar aulas por Skype para dar uma turbinada no seu alemão ou aprendê-lo do zero. Agora é só esperar.

Para se inscrever no italki, clique aqui.

Um comentário:

  1. Olá! Boa ideia essa. Queria uma opnião, dica, sobre um livro de exercícios em alemão. Tenho estudado online, Mas sinto falta de exercícios porque tenho dificuldades na construção de sentenças 😏 Obrigada!

    ResponderExcluir